sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O que é a igreja?

Reflexão:
Com Igreja (local) e Sem Igreja (local)

Sempre que uma pessoa não esta indo a uma igreja, parece que quase mediatamente ela é taxada de desviada. 

Sempre achei isso um absurdo, pois já vi pessoas se afastarem simplesmente por amar a Deus e não por não amar. Porém, o outro lado também é verdadeiro, muitos se afastam também por a amar si mesmos.

Grande parte das pessoas tem uma visão muito torcida do que é de fato uma igreja. Acho que alguns erros comuns hoje é pensar:
a. A igreja é o pastor e os líderes
b. A igreja é onde vou apenas para receber algo que 
tem a ver com Deus.
c. A igreja é o lugar de alimento do povo de Deus

Penso que estas três visões, são a causa de muita insatisfação e problemas. E nossos problemas, geralmente acontecem não pela maneira como "pensamos" basicamente, mas sobre-tudo pela maneira como nos comportamentos, pois na vida, infelizmente, pensar de uma forma e se comportar de outra é muito comum.

A igreja não é um pastor, e não são líderes, a igreja é uma comunidade.

A igreja não é um lugar onde devo sempre ir pensando em receber. 
De fato a igreja é um lugar onde eu recebo, e sempre que recebo me vem como "dom", "presente de Deus". Porém, igreja também é de dar, é o lugar onde eu tenho uma missão. Nesta missão esta incluido um ministério "ensino, musica, etc...", mas a grande verdade é que esta é a menor parte. A verdadeira missão é viver pra ser irmão, querer ver outros mais perto de Deus, querer que sejam cada dia melhores, mais firmes e ajudá-los a caminhar. A igreja não pode ser lugar de egoísmo, pois o evangelho não é. Ela precisa ser o lugar onde me preocupo com o outro e vou 
por causa do outro. O "por causa de mim mesmo", deve ser a menor parte, por que se for por causa do outro, eu vou crescer mais, aprender mais, experimentar mais. É a medida que compartilho que sou abençoado. Deixar ou chatear-se com uma igreja, torna-se dez vezes mais fácil, quando estou preocupado mais comigo do que com o próximo.

A igreja também não pode, em hipótese alguma, ser o lugar onde eu preciso ir desesperadamente para me alimentar. Isso até pode ser para o novo, mas para quem ja esta caminhando não pode ser assim. 
Vejo hoje em dia que muitas pessoas que se ficarem sem ir a reunião apenas duas semanas, ja estão "morrendo na fé...." Como pode ser isso ? Me pergunto se 
realmente elas tem de fato alguma fé ou é apenas estão vivendo de estímulos. Esse tipo de coisa acontece por que a pessoa só quer comer da mão dos outros - alguns (líderes) aproveitando-se, assumem o papel de mediadores espirituais, mediador-entre-deus-e-os-homens (note que coloquei deus em minusculo por que só assim a frase é possivel, do contrário só existe um mediador - Jesus Cristo). Tal pessoa vê a igreja como único lugar onde ela se alimenta. Ao invés de Jesus ser para ela a "videira verdadeira" que dá vida e mantem os ramos verdes, esse papel passou a ser da igreja, o que francamente a igreja não é. A pessoa se pega em determinado momento quebrada, como uma folha murcha e não entende por que. Não podemos negligênciar os "meios da graça", oração particular, leitura da Palavra de Deus, envolvimento
com práticas cristãs de vida. Pois se a única vida que temos com Deus é coletiva, e ainda assim, em horas marcadas, de fato, quando a coletividade nos faltar realmente 
morreremos... Em muitos pontos na história da humanidade a igreja foi dispersa, perseguida, dizimada, reuniões foram proibidas e cristãos, que verdadeiramente 
eram cristãos, mantiveram a vida intima e pessoal com Deus enquanto incapacitados de se reunir. Tudo isso: sem morrer na fé !

Agora existe todo um outro lado... 

Muitos estão sem igreja por decepção, por que confiaram e foram traídos, outros por que viram muitas ações feitas por cristãos que se pareciam mais "com o diabo" do 
que "com Deus". Há muitas variantes, e há - claro - o grupo que simplesmente não se converteu de verdade - gosta de estar perto - mas é melindroso, indeciso, manhoso.

Nunca vi estas pessoas como "desvidados". Apenas vi "desvio" no último grupo... E ainda assim, na grande maioria das vezes vi que não foi um caso desvio, mas 
de "não-conversão". 

Me solidarizo com os primeiros, pois entendo como é complicado as vezes encontrar reuniões que se harmonizem a forma que acreditamos ser correta - eu ja vivi nesta situação algumas vezes. Porém, penso que a forma como olhamos erroneamente a igreja, colabora muito para que nos auto-afastemos, ou seja. Se no começo algo na igreja nos afastou, passamos então depois a nós nos afastarmos. Entramos em uma 
condição onde pintamos tudo de forma pior do que é. Se passarmos a entender corretamente nossa "missão de irmão" em Cristo, vamos ter as coisas muitos mais claras. Algumas coisas ainda serão importantes para que possamos nos engajar bem
em uma igreja local, mas no caso de outras, veremos que são de menor necessidade. Além disso, buscaremos servir e não "ser servidos", foi para isso que Jesus veio e Ele é o nosso mestre.

Posso me solidarizar com esse grupo. Mas não se engane, não me solidarizo com que se justifica dizendo que "não é necessário ir a igreja para se ter a Deus" ao mesmo tempo que não tem as práticas de oração, leitura da Palavra, adoração, leitura, 
meditação e louvor na vida. Não vejo o problema na afirmação mas na prática de vida de tal pessoa.
Pois uma vez que sua comunhão pessoal não é para ela prioridade, o discernimento fica embotado e a pessoa da espaço a presunção de falar de Deus, mais como uma defesa de si do que como inspiração para vida eterna. 

Amo a igreja (a local mesmo). 

Para mim ela não é maior do que é - ou seja, não é minha Salvadora. 
Por isso também não me comporto como se ela fosse, só para satisfazer
o capricho de quem quer que seja ou então armar uma ilusão onde eu mesmo
me decepcionarei depois. Idolatrar a igreja ainda é idolatria.

Mas ela também não é menor do que é - uma comunidade de irmãos. Pela qual Jesus orou em João 17: "que sejam um oh Pai...", "E não rogo somente por estes, 
mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim". 
Abster-se dela, pode ser um grande erro.... A vida com Deus é a vida com "Deus e com o outro". Jesus é o Senhor de Tudo e de todos. Compartimentalizar ou alienar
a vivência da fé é tornar Deus (ainda que apenas para si) um "deus menor".


Por Cristiano Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário