quinta-feira, 26 de abril de 2012

Casa na Rocha ou na Areia? Eis a questão

"Todo aquele,pois,que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva,transbordaram os rios,sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa,que não caiu,por que fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva,transbordaram os rios,sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa,e ela desabou,sendo grande a sua ruína." Matheus 7.24-27

Estava meditando nesta parábola que Jesus contou, a comparação me chamou a atenção pois os dois homens citados construíram suas casas; fiquei pensando nesta casa como nossa vida e comunhão com Deus, todos aqueles que vão a igreja,assistem cultos,fazem campanhas e até jejuns estão construindo suas casas,todos nós que buscamos a Deus construímos diariamente nossa casa espiritual,porém Jesus alerta para a forma como ela é construída "aquele que ouve e as pratica" primeiramente Ele nos fala daquele que pratica o que lhe é ensinado, não somente ouve mas executa os ensinamentos, este edifica sua casa em um lugar seguro chamado  ROCHA,falando Dele mesmo é claro; então Jesus fala daquele que ouve e também constrói sua casa porém este não pratica o que lhe ensinado,não dá atenção,acha que haverá tempo ou mesmo que não é tão necessário assim,este edifica sua casa igualmente como o primeiro, a diferença é o lugar que  agora Jesus chama de AREIA,lugar escorregadio sem segurança nenhuma,lugar de perigo eminente;
Ambos construtores fizeram suas casas,o que muda para os dois é o solo,o que muda na vida de um cristão não é somente ouvir, ir até a igreja ou mesmo não perder um dia da campanha a diferença esta sim no praticar, executar,viver o que é aprendido,podemos viver ouvindo pregações,assistindo cultos, freqüentando igrejas, cumprindo propósitos e campanhas mas se não praticarmos o que a Palavra nos manda será uma perda de tempo, anos ouvindo e tentando comprar a DEUS com sacrifícios físicos e financeiros, construindo uma casa na areia,em um lugar que quando menos espera desmorona,eu não sei usar as palavras certas aqui,sei que Jesus não é só um tijolo bonito,Ele tem que ser o fundamento de nossas vidas,agora aquele que ouve e pratica, vive as palavras eternas de Jesus ah este sim edifica sua casa na rocha viva.
Achei mais interessante ainda que Jesus fala sobre as lutas que se levantariam contra ambas as casas, você não vê Jesus falando destas lutas somente para aquele que construiu sua casa na areia,e dentro destas palavras encontramos na Bíblia uma base para isto.

"Tudo sucede de igual modo a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso;ao bom,ao puro e ao impuro;tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica;ao bom como ao pecador;ao que jura como ao que teme o juramento." Eclesiastes 9.2

Então é isso, nada muda, tudo sucede de igual modo, "e caiu a chuva e transbordaram os rios..." os problemas vieram, as lutas diárias acontecem, precisamos entender que  vivemos em um mundo como a Bíblia fala que "jaz no maligno", cheia de maldades e ondas de frieza, não podemos achar que o fato de conhecermos Jesus nos isentará de viver advesidades aqui, somos humanos,propensos a ter dores, problemas emocionais,tristezas, dor pela morte de um ente querido,porém Jesus nos aconselha a viver com animo sabendo que aqui neste plano terrestre teremos aflições mas que Ele venceu,superou e estava aqui nesta terra como homem,sentindo as mesmas dores que nós,prova disso foi a perca de seu pai terrestre com12 anos,a descrença de seus parentes ao seu chamado, a falta de fé das pessoas mesmo sofrendo, a religiosidade daqueles que se diziam conhecer as escrituras, nosso amor pelo Pai deve se tornar maduro, não mais aquela paixão que alimenta uma miragem,que dentro de nossas mentes inventa um Deus que não deixará nada nos acontecer,nos carregará no colo como filhos mimados que mal sabem caminhar sozinhos,entendo que só se pode falar daquilo que se vive, mesmo sendo tão difícil assim de aceitar, as dores nos fazem mais fortes;
Não falo aqui daquilo que acho e sim daquilo que já vivi e que não fujo viver,quero de todo meu coração construir minha casa na rocha, viver em comunhão com Deus que conhece a minha estrutura e jamais me dará um fardo mais pesado do que poderei carregar, frágil sou sim pois quero ouvir quando Ele falar comigo mas medrosa não, como diz o abençoado Pastor Jaime de Amorim Campos " eu não peço lutas mas se elas vierem eu não fugirei" ô glória a Deus, relacionamento com Deus, intimidade para ouvi-lo quando Ele disser "prepare-se para a guerra" ,um chamado que só se ouve quando se tem amizade com o Pai.
Por fim espero que assim como Deus falou comigo,me ensinou mais um pouco, Ele fale ao seu coração, não tem nada comparado a viver em amizade com Deus, uma comunhão plena baseada em um relacionamento diário com Ele;

Em Cristo com amor

Giane Lemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário